sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A FORÇA DA MULHER PAITER


Manganogan Surui e do povo Paiter pertecente ao Clã Kaban. Filha do guerreiro e líder Paiter Lab Amih Bep e da Waled-op (in memorian).  Nasceu muitos anos antes do contato com os não indígenas. Hoje anciã e conhecedora do conhecimento tradicional do povo Paiter Surui. Mãe de 6 filhos: Garixama Surui, Mopilabaten Surui, Gasodá Surui, Yab-lor Surui, Holotaba Surui e Gabriela Surui. No trecho abaixo ela fala o que e ser e a importância da mulher na sociedade Paiter:


"Nós Paiter somos um povo: E todos somos importantes para o nosso povo. Independente o que for: homens, mulheres, jovens e crianças. Por isso todos tem que esta preparado para contribuem na busca pelo bem estar coletivo. A mulher Paiter tem a sua parcela de contribuição. Assim antigamente ajudávamos os nossos maridos a lutar pela defesa do nosso território. Acompanhávamos eles nas suas andanças pela floresta em busca de alimentos para manutenção dos nossos filhos e familiares. Foi com a união de todos que conseguimos segurar e preservar a nossa cultura e o nosso território diante dessa grande pressão da cultura ocidental. E com essa força de todos que somos o povo que somos hoje. Com a luta de todos que conseguimos demarcar o nosso território." 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gasodá Surui participa da Roda de Saberes intitulada: Etnicidade: territórios, fronteiras e mudanças climáticas durante o Festival Indígena União dos Povos realizado entre os dias 16 a 19 de junho de 2022 em São Paulo.

Foto: Maria Leonice Tupari, 2022.  Participei de uma roda de Saberes intitulado: Territórios, Etnicidade, Fronteiras e Mudanças Climáticas c...