quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ALDEIA PAITER "LINHA 09" - REGIÃO CENTRAL DA TERRA INDÍGENA SETE DE SETEMBRO

A Aldeia Paiter também conhecido como “Aldeia LINHA 09” e umas das 27 aldeias espalhadas pelo território indígena Sete de Setembro. Localizado no km 40, final da estrada vicinal chamada do mesmo nome Linha 09 do município de Cacoal no interior do estado de Rondônia há 450 km da Capital Porto Velho.  E a terceira Aldeia mais populoso das Aldeias Paiter Suruí existentes dentro do território indígena Sete de Setembro.
Entrada da Aldeia Paiter Linha 09 - Divisa território Paiter com o território não indígena


Vista da Entrada da Aldeia Paiter

A aldeia Paiter Linha 09  e habitado pelos 180 pessoas que forma pelo menos 32 famílias Paiter Suruí falantes da língua Tupi-mondé, (incluindo homens, mulheres, jovens e crianças). São elas composta por clãs Gãmeb, Kaban, Makor e Gabpir que são os grupos clânicos pela qual e formada a sociedade indígena Paiter. 


Moradores da Aldeia  Indígena Paiter Linha 09

A Comunidade da Aldeia Paiter Linha 09 da Terra Indígena Sete de Setembro ainda tentam manter e preservar muito as tradições Culturais do seu povo, por isso uma dos desafios que o povo vivem neste tempo de pós contato com a sociedade não indígena e lutar para manter e assim garantir a cultura do seu povo viva passada de geração pós geração.

Pintura Corporal: Guerreiro Paiter

Ritual do Mapimaí - Aldeia Joaquim

Criança Paiter Suruí na aldeia Linha 09 


Umas dos fatores bastante significativo e muito importante no  que diz respeito que a cultura Paiter ainda está sobre o domínio do povo Paiter Suruí e a comunidade mostrar no seu dia a dia as praticas diárias de suas manifestações culturais: como o uso de comida tradicional, uso e a valorização das medicinas tradicionais para as curas de doenças, contação de histórias, mitos, ritos, realização das pinturas corporais, praticas dos cânticos e festas tradicionais, caça, pesca, coleta de frutas e mel silvestre. Tudo isso o Povo Paiter Suruí tem assegurado para o seu povo através de das lutas de suas lideranças que resultaram na elaboração pesquisas, planos de estudos voltado para as sua culturas e o território ondem vivem. A elaboração dos planos de estudo foram importante para que o povo Paiter Suruí possam entender melhor porque e importante valorizar sua cultura e preservar o seu território diante de um mundo onde a cada dia acontecem os os avanços de uma forma acelarada e que não e nada agradável para o futuro dos povos indígenas no brasil e no mundo.

                   Mulher Paiter preparando bebida tradicional


Gongo misturado com massa de cará cozido - tipo de comida tradicional muito especial



"iih" - Bebida Tradicional Paiter feito com cará


Água do Cipó "Napoah Sih" - Medicina Tradicional Paiter














A Aldeia Paiter Linha 09 está localizado e rodeado por uma exuberante floresta com enorme potencial em fauna e flora, "rios, cachoeiras, animais e plantas com belíssimas paisagens naturais que pode deixar qualquer visitante, um contato magnífico com a natureza". E nessa imensa  e pura floresta amazônica que os Paiter vivem que e um espaço sagrado, lugar de buscar força e compreensão e buscar o equilibro para não ter descontrole do seu verdadeiro habito como povo indígena. 


Rio Cachoeira, "Mõõh Booh", próximo a aldeia Paiter Linha 09. 

Criança Paiter Suruí tomando banho nas águas limpas do Rio Cachoeira 


Trilha a Mata a dentro via de acesso para lugares de caça, pesca, coleta de castanha e roças. Aldeia Paiter Linha 09 - Terra Indígena Sete de Setembro

O Povo Indígena Paiter Suruí ainda praticamente vive da caça e da pesca. Pois são alimentos indispensáveis na sua culinária. Além do mais e um alimento puro e saudável para a saúde para que os mesmo tenha um melhor qualidade de vida na dieta alimentar. 



Homens Paiter com os peixes depois de uma pescaria no rio da Terra Indígena Sete de Setembro.


O povo indígena paiter Suruí são Agricultores, pois todo ano fazem roças para plantarem e de  onde são extraídos os alimentos para o  sustento das famílias no dia a dia e também para a venda. Os produtos das agricultura tradicional plantada para o consumo são: cará, batata-doce, inhame, amendoim, milho, mandioca e plantada para vender: café, banana e etc...


Roça Tradicional Paiter

Autor: Gasodá Suruí - Povo Paiter Suruí, Turismólogo e pesquisador Indígena  e pertencente ao Clã Gãmeb.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gasodá Surui participa da Roda de Saberes intitulada: Etnicidade: territórios, fronteiras e mudanças climáticas durante o Festival Indígena União dos Povos realizado entre os dias 16 a 19 de junho de 2022 em São Paulo.

Foto: Maria Leonice Tupari, 2022.  Participei de uma roda de Saberes intitulado: Territórios, Etnicidade, Fronteiras e Mudanças Climáticas c...