terça-feira, 21 de julho de 2009

Universitarios Indigenas Surui Paiter participam do Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indigenas em Brasilia.



Acadêmicos e Profissionais da Etnia Surui Paiter de Cacoal - Rondônia Amauri Napakoba Surui (Adm de Empresa) Chicoepab Surui ( Gestão Ambiental), Gasodá Surui ( Bacharel em Turismo), Rubens Naraikoe Surui ( Direito) e Urariwe Surui ( Adm Geral), estiveram participando do I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indigenas na Universidade de Brasilia - UNB entre os dias 14 a 17 de julho. O encontro reuniu cerca de 600 participantes, entre lideranças de organizações, comunidades indígenas, estudantes, pesquisadores, técnicos e profissionais de 70 povos de todo o Brasil. O objetivo do congresso foi o de coletar subsídios para uma política de Estado de educação superior para os povos indígenas, proporcionar espaço amplo para a troca de experiências de estudantes nas universidades e valorizar os conhecimentos tradicionais no meio acadêmico.

Os participantes do encontro também sugeriram a criação de universidades em áreas indígenas, a adoção de cotas em concursos públicos e a concessão de bolsas de estudos para pesquisadores da área.

Gasodá Surui participa da Roda de Saberes intitulada: Etnicidade: territórios, fronteiras e mudanças climáticas durante o Festival Indígena União dos Povos realizado entre os dias 16 a 19 de junho de 2022 em São Paulo.

Foto: Maria Leonice Tupari, 2022.  Participei de uma roda de Saberes intitulado: Territórios, Etnicidade, Fronteiras e Mudanças Climáticas c...