sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CULTURA INDIGENA MARCA PRESENÇA NO BRASIL RURAL CONTEPORANEO - RIO DE JANEIRO - OUTUBRO 2009


Arcos e flechas, remos, instrumentos musicais típicos, zarabatana, pulseiras, brincos, cestos e balaios e muitos outros artigos da diversidade cultural indígena brasileira em 16 estados marcam forte presença no Brasil Rural Contemporâneo - VI Feira da Agricultura Familiar.
Quem veio pela primeira vez este ano, como Gasoda Suruí, da etnia Surui Paiter do grupo Gamebey, que significa maribondo preto, está muito satisfeito. "É a maior feira que já participei. Trouxemos muito artesanato de tucumã, um coco típico da região de Cacoal (RO)". A reação da visitante Rosangela Moura reafirma a qualidade e diversidade dos produtos indígenas "adoro o trabalho indígena e na feira a gente pode sempre pechinchar um pouco", diz.

2 comentários:

  1. Parabéns Gasodá!
    Ainda não conhecia seu blog e achei muito bom! Quando quiser, conheça o meu blog de Indigenismo e Meio Ambiente. E não deixe de continuar postando!
    Ivã Bocchini
    www.mirakatu.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Tivemos a oportunidade de visitar a Aldeia do Surui e conhecer os menbros de sua tribo, agradecemos em nome do 9º periudo de Direito esta acolhida, fomos acompanhado pelo brilhante indio Gasoda Surui, um Indio com Nivel Superior, colocando em pratica seus comheciementos, preservando sua cultura.
    Alfredo jose Cassemrio
    estudante 9º periudo DIreito

    ResponderExcluir

Gasodá Surui participa da Roda de Saberes intitulada: Etnicidade: territórios, fronteiras e mudanças climáticas durante o Festival Indígena União dos Povos realizado entre os dias 16 a 19 de junho de 2022 em São Paulo.

Foto: Maria Leonice Tupari, 2022.  Participei de uma roda de Saberes intitulado: Territórios, Etnicidade, Fronteiras e Mudanças Climáticas c...