terça-feira, 21 de julho de 2009

Universitarios Indigenas Surui Paiter participam do Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indigenas em Brasilia.



Acadêmicos e Profissionais da Etnia Surui Paiter de Cacoal - Rondônia Amauri Napakoba Surui (Adm de Empresa) Chicoepab Surui ( Gestão Ambiental), Gasodá Surui ( Bacharel em Turismo), Rubens Naraikoe Surui ( Direito) e Urariwe Surui ( Adm Geral), estiveram participando do I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indigenas na Universidade de Brasilia - UNB entre os dias 14 a 17 de julho. O encontro reuniu cerca de 600 participantes, entre lideranças de organizações, comunidades indígenas, estudantes, pesquisadores, técnicos e profissionais de 70 povos de todo o Brasil. O objetivo do congresso foi o de coletar subsídios para uma política de Estado de educação superior para os povos indígenas, proporcionar espaço amplo para a troca de experiências de estudantes nas universidades e valorizar os conhecimentos tradicionais no meio acadêmico.

Os participantes do encontro também sugeriram a criação de universidades em áreas indígenas, a adoção de cotas em concursos públicos e a concessão de bolsas de estudos para pesquisadores da área.

Um comentário:

  1. E necessário citar, também que estamos em busca de direitos socias e culturais presentes entre os povos indígenas. Além do mais através desse congresso tem como base reconher os objetivos de cada acadêmico indígena de várias etnias das regiões do Brasil, na qual estavam presentes.

    ResponderExcluir

Gasodá Surui participa da Roda de Saberes intitulada: Etnicidade: territórios, fronteiras e mudanças climáticas durante o Festival Indígena União dos Povos realizado entre os dias 16 a 19 de junho de 2022 em São Paulo.

Foto: Maria Leonice Tupari, 2022.  Participei de uma roda de Saberes intitulado: Territórios, Etnicidade, Fronteiras e Mudanças Climáticas c...